Responsabilidade civil familiar

O seguro de Responsabilidade Civil Familiar tem como objetivo garantir indenização por prejuízos ou danos causados a terceiros por você ou por àqueles que estão sob sua responsabilidade direta, ou seja, seus filhos, empregados domésticos, animais de estimação, esposa ou familiares.

De que forma exatamente?

Imagine que seu cachorro morda um vizinho, ou que uma pessoa que está visitando sua casa se machuque dentro dela? Ou ainda, um profissional contratado por você sofra um acidente?

Pense também na possibilidade de um vazamento em seu apartamento que acaba prejudicando a casa do seu vizinho? Coisas corriqueiras, do dia a dia, mas que podem gerar, se a responsabilidade for sua, uma grande dor de cabeça.

Com a cobertura do Seguro de Responsabilidade Civil Familiar, você receberá o reembolso ou indenização de eventuais gastos, pagando somente um adicional no momento da contratação do seu seguro residencial.

Muito bom não é mesmo? Então, se você ou sua família se encaixam nesse perfil, se tem filhos arteiros, cães bravos, empregados, entre em contato com a gente.


COTAR O SEGURO DE RC FAMILIAR

Qualquer tipo de danos a terceiros é coberto por esse seguro?

 

Não são todos os danos causados a terceiros que são cobertos. Por isso, no ato da contratação, é importante verificar, junto ao seu consultor, quais são as coberturas e por menores de cada assistência.

Vale lembrar que, em casos onde a culpa for comprovada, qualquer seguradora garantirá a indenização respeitando o limite máximo estabelecido. Ou seja, se você determinou uma indenização de R$20 mil reais, essa será sua cobertura máxima.

Cabe ressaltar que o ato doloso (consciente do risco) só não estará coberto, se for praticado pelo próprio segurado. Mas se uma das pessoas que estão sob sua responsabilidade for o causador, haverá cobertura pela apólice.

Estão dentro dessa proteção:

Danos materiais causados acidentalmente pelo segurado: cônjuge, filhos menores de idade, animais domésticos (com licença e vacinas em dia) ou pessoas que morem na mesma residência, empregados (CLT) que residam no local, ou que estejam trabalhando durante o período do incidente.

Podem estar cobertos: acidentes causados pelo uso ou má conservação da residência (queda de muros, paredes, telhados, etc).

Prejuízos causados fora da residência: se o prejuízo a terceiros for causado, por exemplo, por um cachorro seu que fugiu e mordeu alguém, a cobertura é garantida.


COTAR O SEGURO DE RC FAMILIAR

Riscos que não estão inclusos na cobertura

Assim como qualquer seguro, existem riscos que não estão cobertos. Estes podem variar de seguradora para seguradora ou conforme a situação. Confira alguns deles:
• Prejuízos causados durante o desenvolvimento de trabalho de profissionais liberais;
• Prejuízos a veículos que estão dentro da propriedade segurada ou de posse do segurado;
• Prejuízos decorrentes de competições dentro da propriedade;
• Acidentes causados por eventos naturais (chuva, terremotos etc);
• Prejuízos causados à bens de terceiros que estão no interior do imóvel;
• Prejuízos causados por sistemas de proteção da propriedade (cerca elétrica, arames e outros);
• Prejuízos causados pela própria vítima dentro da sua residência. Ex: Ela subiu em uma árvore e o galho quebrou, gerando um acidente.

Como solicitar a indenização

Para requerer a indenização é importante respeitar, em primeiro lugar, as regras do contrato. Por exemplo: danos causados a quem reside na propriedade não são contemplados. O seguro de responsabilidade civil familiar cobre apenas danos a terceiros.

O próximo passo é entrar em contato com a seguradora para informar o ocorrido. Para se resguardar, formalize o contato também de outras formas, como e-mail ou Whatsapp, por exemplo.

Providencie toda a documentação necessária (que também estará descrita no contrato). Normalmente os documentos exigidos são:

• Boletim de ocorrência;
• Detalhamento dos prejuízos e danos a serem reparados;
• Orçamentos, notas fiscais, comprovantes de pagamento, etc;
• Comprovação da propriedade do imóvel (provavelmente esse documento foi solicitado na abertura do contrato);
• Documentos de identificação do segurado e da vítima;
• Documentos médicos: laudos, exames, aviso de alta, entre outros.

Quer contratar esse seguro ou tirar dúvidas? Fale com a gente! Temos uma equipe preparada para lhe atender em todas as modalidades de seguro que você desejar.


FALE CONOSCO AGORA PELO WHATSAPP


COTAR O SEGURO DE RC FAMILIAR

Este artigo foi útil? Avalie-nos 🙂