Seguro Rural – O que é e como funciona
Em épocas de mudanças climáticas bruscas, um dos segmentos que mais sofre é o rural (agricultura e pecuária). Afinal, por diversas vezes, as enchentes, pragas, calor excessivo ou geada crucificam sua produção.
Daí fica uma pergunta, o produtor fica no prejuízo quando isso acontece? Perde tudo? O tempo de dedicação, a matéria prima e o investimento? Se ele tiver um seguro rural a resposta é não.
O seguro rural é um aliado do produtor, pois o protege contra as perdas causadas por fenômenos adversos da natureza, dentro do limite definido previamente em contrato.
O que o seguro rural abrange?
Além da atividade pecuária e agrícola, o seguro abrange o produtor rural, bem como seus produtos, investimento que será necessário para comercializar a produção e até mesmo o risco dos trabalhadores na produção.
Quais as modalidades de seguro rural?
Por ter produtos específicos e diversas etapas no processo de produção (plantio, armazenamento, processamento etc.) os riscos são altos. Assim, o seguro também conta com o governo e com o resseguro para pagamento de parte do prêmio, que tem as modalidades a seguir:
Agrícola: proteção da lavoura – garante cobertura dos prejuízos causados por diversos fenômenos da natureza;
Aquícola: proteção destinada à cobertura de morte e/ou outros riscos aos animais aquáticos decorrentes de acidentes ou doenças;
Pecuário: Proteção financeira em decorrência da morte de rebanho por acidente ou doença;
Penhor Rural: Oferece as garantias necessárias contra diversos sinistros de causa externa que podem atingir os equipamentos que foram financiados por meio de operações de crédito rural;
De produtos agropecuários e benfeitorias: Garante o pagamento, em caso de sinistros de produtos, equipamentos, insumos, máquinas e bens financiados ou quitados;
Florestas: Sim, existe seguro para florestas. Este seguro está direcionado para quem atua na exploração comercial madeireira, proprietários de terras de reflorestamento, indústrias de papel e celulose, e por aí vai;
De vida do produtor: protege a família do produtor em caso de sua morte;
De cédula do produto rural: É um seguro que garante a indenização no caso da não entrega de produtos rurais.
Existe algum limitador para a contratação?
Este seguro é oferecido em regiões previamente estudadas e estabelecidas, pois é fundamental que a região seja viável economicamente. Ele também está direcionado para médios e grandes agricultores ou pecuaristas.
Daí você deve estar se perguntando o porquê disso, não é mesmo?
Então, a resposta é simples: não é viável para uma seguradora cobrir um local que passa por seca constante ou enchentes.
Além disso, pequenos produtores já possuem programas de governo que os apoiam, como por exemplo, o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), que garante indenização quando acontecem perdas pelas razões já citadas.