Responsabilidade civil profissional

Se a sua atividade profissional envolve riscos ou pode trazer algum dano a terceiros, leia esse texto!

A cobertura por responsabilidade civil profissional é composta por várias modalidades e está diretamente relacionada à atividade exercida pelo profissional, como o próprio nome diz. Cada modalidade possui suas características, cláusulas e condições próprias diretamente ligadas aos riscos que o setor oferece.

Por exemplo: um erro médico pode causar danos graves a terceiros e até mesmo a perda do CRM.



COTAR O SEGURO DE RC PROFISSIONAL

Como funciona esse seguro?

Quando o profissional contrata um seguro de responsabilidade civil, repassa à seguradora o compromisso pelo reembolso de indenizações relativas a prejuízos causados a terceiros, dentro do valor máximo que foi estipulado na apólice.

Quais são os tipos de apólice?

As apólices de responsabilidade civil profissional podem ser de dois tipos: individuais ou coletivas.
Individual: é contratada de maneira particular por/para uma pessoa;
Coletiva: é feita, normalmente, por instituições representativas de categorias profissionais ou por sindicatos.

Confira algumas das modalidades de RC Profissional mais utilizadas no mercado
brasileiro:

●Profissionais liberais: prejuízos causados a terceiros durante a realização de procedimentos relacionados à sua profissão. Por exemplo erros médicos, sejam eles ocasionados pelo próprio médico ou por sua equipe.

Também podemos citar outros profissionais liberais, tais como: cirurgiões-dentistas, contadores, advogados, anestesistas, engenheiros, arquitetos, entre outros fornecedores de serviços.

Estabelecimentos comerciais, industriais ou estabelecimentos que recebem grande
fluxo de pessoas (Instituições de ensino, shopping centers, auditórios, igrejas, etc.):

Vamos supor que aconteça algum acidente decorrente de mal uso ou conservação do imóvel, como um incêndio, explosões, desabamento ou quaisquer outros eventos que atinjam seus clientes e que constem em contrato.

Com essa cobertura, os prejuízos causados a terceiros, sejam eles físicos ou materiais, pagos pela empresa, serão reembolsados pela seguradora (com o limite do valor estipulado).

Empregador: cobre danos causados aos colaboradores (ou seus familiares) em caso de acidente, morte/invalidez acidental no exercício de sua função na empresa ou durante o percurso de ida e volta do trabalho, sempre que a viagem for realizada por veículo da empresa. Neste caso os danos materiais não estão cobertos. Saiba mais sobre esta modalidade aqui.

●Diretores e Administradores: diretores, gerentes, cargos de confiança, administradores, entre outros executivos. Esse tipo de seguro, normalmente, é contratado pelas empresas, em nome de seus executivos, para proteção de seus bens patrimoniais pessoais, quando são responsabilizados por danos ou decisões consideradas lesivas aos acionistas. A cobertura só é garantida quando não existe caracterização de má-fé.


COTAR O SEGURO DE RC PROFISSIONAL

Recall: cobre despesas de chamada para retirar produtos do mercado. Um exemplo que pode ser citado é o caso da BMW, que em 2018 pediu que seus clientes fizessem recall de 102 veículos. Veja a matéria.

Poluição: protege o segurado pelos prejuízos causados a terceiros por qualquer tipo de contaminação com substância tóxica ou poluente (seja ela por meio de vazamentos, emissão, dispersão etc.) com data identificada de maneira clara e que tenha cessado até 72 horas após o início.

Defeitos em produtos: cobre danos causados a terceiros por defeitos de produtos distribuídos, fabricados ou vendidos pela empresa.

Contingente de veículos: cobre danos causados a terceiros que se acidentaram utilizando veículos a serviço exclusivo da empresa. (Ex: motorista de caminhões ou ônibus).

Obras e/ou serviços de instalação e montagem: acidentes ocorridos durante a instalação e/ou montagem de máquinas ou acidentes durante construções, demolição ou reforma de imóveis (residenciais, comerciais e/ou industriais).

Responsabilidade civil para estabelecimentos de hospedagem, restaurantes, bares e similares: danos causados por intoxicação alimentar, problemas estruturais, entre outros. Quer saber mais sobre essa modalidade? Clique aqui.

Portanto, se sua atividade envolve riscos, entre em contato com a gente. Qualquer modalidade pode ser resguardada através do seguro de RC.


FALE CONOSCO AGORA PELO WHATSAPP


COTAR O SEGURO DE RC PROFISSIONAL

Este artigo foi útil? Avalie-nos 🙂